
​Professora associada do curso de Cinema e do Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com pesquisa voltada para os cinemas latino-americanos e caribenhos e ênfase na filmografia paraguaia. Tem ampla experiência acadêmica e profissional na área da imagem cinematográfica, com publicações em torno da teoria da imagem, fotografia, cinematografia e cinemas latino-americanos. É coordenadora do grupos de pesquisa, certificado pelo CNPq, Cinema latino-americanos e caribenhos (CLAC) e membro dos grupos Cinematografia Expressão e Pensamento (GPCEP) e Mídias, Afetos, Artes e Resistência (MAAR) e coordenadora dos Programa de Extensão Cine.edu (@cine.edu.ufsc) e Fotocrias (fotocrias.com.br). É vinculada à Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-Americano (PRALA), membro da Comisión Estudios Audiovisuales Latinoamericanos (AsAECA, Argentina), da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM, Portugal) e da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Graduada em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com especialização pela Academia de Filme e Drama de Budapeste (Szinház-és Filmmüvészeti Föiskola, SFF), Hungria. Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutora pelo Programa em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de São Paulo (PPGMPA/USP) com período de estudos na Paris 3 (Sorbonne Nouvelle), França. Realizou estágio pós-doutoral no Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe da Universidade Nacional Autônoma do México e no Programa de Pós-graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (PPGHA/UNIFESP).
Andréa C. Scansani
(daraca)
(Daraca)