top of page

CLAC
Cinemas latino-americanos e caribenhos: conversas pluridimensionais
Resumo​
Os pesquisadores que compõem o CLAC (Cinemas latino-americanos e caribenhos: conversas pluridimensionais), inspirados pela noção de boa vizinhança, apropriam-se do fragmento como forma de abandonar a falsa ideia de que a América Latina e o Caribe, seus cinemas e suas artes podem ser pensados como um organismo monolítico. Nossos retalhos, engendrados por uma história comum, são díspares, discordantes e contêm contradições internas complexas. Ao mesmo tempo, as frações multifacetadas que nos configuram são nossa grande riqueza, nossa força múltipla. Dentro de uma perspectiva transdisciplinar, este grupo percebe o cinema como um propulsor de pensamento crítico e, por meio de conversas, mostras de filmes, organização de colóquios e publicações, fortalece as redes de trocas acadêmicas e estimula a formação de novos pesquisadores. Com forte articulação global, seus participantes contribuem para a movimentação de um pensamento pluridimensional e das cinematografias locais no cenário mundial.
Linha de Pesquisa: O cinema como propulsor do pensamento pluridimensional​
Esta linha de pesquisa dedica-se ao pensamento latino-americano, caribenho e suas boas vizinhanças como alicerces para o estudo do cinema. Tem como enfoque as dimensões históricas, estéticas e políticas e busca compreender as maneiras como as produções audiovisuais dessas regiões dialogam com as realidades sociais e processos de construção identitária, ao mesmo tempo em que resistem e respondem às dinâmicas impostas pelos sistemas cinematográficos hegemônicos.
Repercussões
Encontros voltados para a formação de novos pesquisadores (iniciação científica, mestrado e doutorado); oferta de disciplinas com foco no pensamento e nos cinemas latino-americanos e caribenhos na graduação (Cinema/UFSC) e na pós-graduação (PPGLit/UFSC); projetos de extensão (@cine.edu.ufsc e @fotocrias) desenvolvidos junto aos estudantes de Ensino Fundamental e Médio; parcerias com cineclubes locais (@cineolholho); coordenação de seminário temático (Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas) na SOCINE. Intercâmbios com CIALC (Centro de Investigaciones sobre América Latina y Caribe da UNAM/México), FNCL (Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano/Cuba) e participação em associações e redes como a AsAECA (Argentina), GESTA (Uruguai) e RICiLa (Red de Investigadores sobre Cine Latinoamericano).
​
Os estudos inseridos nesta linha valorizam a multiplicidade de formas, narrativas e práticas que emergem dos contextos locais, explorando temáticas como:
-
História e memória no cinema latino-americano e caribenho: Representações das histórias locais e coletivas;
-
Cinema e oralidade: interação entre narrativas orais, memória coletiva e produções cinematográficas;
-
Cinema e identidade: Narrativas de autorrepresentação, diáspora, ancestralidade e pluriculturalismo;
-
Pensamento e emancipação: Diálogos a partir do pensamento contemporâneo da América Latina e do Caribe em perspectiva multidisciplinar;
-
Políticas do cinema: Relações entre cinema, movimentos sociais, permanência e engajamento político;
-
Estética e construção cinematográfica: Exploração de estilos, formatos e experimentações nas práticas audiovisuais;
-
Cinema e dinâmicas transnacionais: Circulação, recepção e inserção das cinematografias latino-americanas e caribenhas no cenário mundial;
-
Produções independentes e alternativas: Estratégias de criação e permanência frente ao cinema hegemônico.
A linha também acolhe reflexões interdisciplinares que cruzem os estudos do cinema com áreas como literatura, música, antropologia, história, estudos anticoloniais/subalternos, estudos feministas e tecnologias digitais emergentes, reconhecendo a riqueza e complexidade das experiências artísticas e sociais do continente. O objetivo é ampliar a visibilidade e a compreensão dos cinemas latino-americanos e caribenhos, promovendo um espaço de trocas que contribuam para a emancipação do pensamento e da atuação política dos envolvidos.
bottom of page